Lygia Clark & Penélope – Colorama

Faz tempo que não falo de artes plásticas por aqui. Hoje o destaque é para a artista Lygia Clark.

Adoro quem revoluciona, quem transcende. Lygia Clark soube fazer isso muito bem com sua arte onde o expectador interagia e tornava-se co-autor de suas obras.

Lygia revolucionou a arte brasileira e mundial ao criar algumas das primeiras obras que demandam a interação com o público, questionando o conceito de obra de arte feita apenas para contemplação passiva. Iniciou a elaboração da obra de arte inteiramente ligada a interferência do expectador.

Lygia Clark & Penélope - Blog 9ml
Na foto, Nãna deixando a criatividade fluir, interagindo com a obra.

Jogo de Fluência Criativa, inspirado na obra Espaço Modulado n°4

Lygia Clark [BH, 1920 – RJ, 1988]

Fez parte do movimento Neoconcreto. Lygia criou novos conceitos, promoveu a interatividade com o público e pouco a pouco se afastou dos suportes tradicionais da arte. O espectador, agora transformando em participador, é convidado a descobrir as inúmeras formas que esta estrutura aberta oferece.

Em 1977 passou a se dedicar à terapias com experiências sensoriais, sendo interpretada erronêamente como uma simples terapeuta, mas na verdade nunca negou ser artista.

Lygia Clark & Penélope - Blog 9ml

“Se a pessoa, depois que fizer essa série de coisas que eu dou, se ela consegue viver de uma maneira mais livre, usar o corpo de uma maneira mais sensual, se expressar melhor, amar melhor, comer melhor, isso no fundo me interessa muito mais como resultado do que a própria coisa em si que eu proponho a vocês” Lygia Clark

 Penélope - Blog 9ml
Nãna usando Penélope, Colorama - Jogo de Fluência inspirado no escultor, também Neoconcreto, Sergio Camargo.

Única Camada - Blog 9ml
O esmalte.

Nãna usou o Penélope da Coleção Única Camada, da Colorama. Um vermelho com toques rosados, muito cremoso. Cumpriu o prometido, cobrindo toda a unha com apenas uma demão, sem manchas. A durabilidade é excelente. Mas não recomendo para quem tem unhas muito pequenas e estreitas como as da Nãna, pois o pincel é um pouco mais volumoso do que o pincel habitual da marca, e o esmalte é bem encorpado, fazendo com que no momento da pintura ele se espalhe mais do que o normal sujando bastante os contornos das unhas. As meninas com as unhas mais largas não terão tanta dificuldade. Já a limpeza, merece bastante atenção, pois o verniz é muito pigmentado, sendo recomendado uma boa acetona.

Estas e outras obras de Artistas Contemporâneos Brasileiros, fazem parte das Coleções João Sattamine, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC.
MAC Niterói Blog 9ml

Não dava para não mostrar estas imagens do pôr do sol de Niteroi. O MAC, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que sozinho já uma obra de arte, com esse visual então…
MAC Niterói Blog 9ml

Nãna e MAC interagindo com a vista do Rio de Janeiro.
MAC Niterói Blog 9ml

Espero que tenham gostado do post 🙂

____________________________________________________________________

Alguns recadinhos.

O 9ml recebeu seus primeiros selinhos. Queria agradecer muito as amigas Marisa e Tânia pelo lembrança e carinho. Obrigada, queridas.

Como sei que vocês adoram presentes, ainda mais com coisinhas para unhas, não posso deixar de dar a dica do Sorteio do Like a Make, com produtos da Laffayette. Vocês não terão muita chance, porque quem vai ganhar sou EU, rs. Mas quem sabe, não custa tentar … : P

24 Comentários

  • Serendipity
    Que bacana, Mônica. Só você mesmo. Chique demais, pois além de ver esmaltes maravilhosos e as unhas lindas da Ñana, a gente ainda enriquece a cultura e o conhecimento. Adorei ver as peças da Lygia Clark. Beijão.
  • Mônica, As fotos ficaram lindas! Perfeitas! Quanto a linha Única Camada estou usando o Rosa Divino e tive dificuldade para pintar as unhas! Manchou :( Ok, eu não tenho muita prática mas você me fez observar o fato do pincel ser grande e minhas unhas bem "cotocas". É bom ler sempre resenhas porque um ponto que alguém observar pode ser totalmente diferente do que a gente viu e nos ajudar a melhorar! Beijinhos...
  • Que lindo... Tô linkada ali... Wowwwww... Ai, que honra, que honra... Thanks! Obrigada mesmo!!! :*
  • Esse museu é lindo, mesmo, aliás adoro a arquitetura do Niemeyer. Eu não conhecia a obra da Lygia Clark, adorei a sua ideia de unir arte e esmates e nos trazer um pouco mais de cultura! Quanto ao esmalte, é lindo, mas você é a primeira que ouço elogiar a durabilidade da linha Única Camada, eu já usei o gelo e sexy nude, adorei em todos os sentidos, menos na durabilidade. =( Bjos
  • Achei LINDA essa cor, mas parece muito com uma da risqué que eu já tenho aqui que é o Inveja Boa, da coleção dos sete vermelhos. Com esmalte mais pigmentado eu tenho receio de lidar, porque meu suplício é exatamente a hora de tirar as sujeirinhas do contorno das unhas, na pele dos dedos. E se o pincel é mais volumoso, aí vou me atrapalhar toda, mas que essa cor é linda ñ tem como negar. No momento me proibi de comprar novos esmaltes sem que sejam das novas cores que ainda ñ chegaram nas lojas, porque já passei sem perceber os 45 esmaltes adquiridos,se continuar assim vou ter que virar uma centopéia kkk!
  • Eda
    Lindo post, lindas mãos, lindas fotos! Juntando tudo com a arte da Lygia Clark, ficou perfeito! Parabéns, Monica e Nãna!
  • Seren, obrigada :) Eu e a Nãna agradecemos. Beijossss
  • Angel, que bom ter vc comentando por aqui! Concordo, tb gosto de ler resenhas e saber de outras opiniões. Qt ao colorama, acho o única camada mais complicado para quem não tem prática. Por um lado ele é prático por usarmos uma só camada, mas por outro, dificulta a limpeza. Por que vc não tenta trocar o pincel pelo do colorama comum? Pode ser q facilite da próxima vez Bjss
  • hahahah Claro q tá, o Muito rímel é leitura diária p mim faz tempo :) Beijos ;)
  • Que bom que gostou, Amanda :) O colorama normal não dura nada nas minhas unhas, então qd a Nãna disse que ele durou o que dura os outros esmalte, eu já achei ele ótimo! rs Eu mesma ainda não usei nunhum da coleção, mas vou testar p ver como ele se sai nas minhas e te conto . Bjsss
  • Sandra, é muito parecido com o inveja boa mesmo. Aliás a coleção única camada não tem tem nenhuma grande novidade nas cores, não é? Mas ele é lindo mesmo assim, rs. Tenta a dica que eu dei p a Angel, vc pode trocar o pincel por um normal da marca. Quem sabe não ajuda? Olha, Sandra, eu queria muito ser uma centopéia viu, hahahahaa Bjsss
  • Obrigada, Eda. As duas agradecem :)
  • Nãna
    Oi gente! Muito obrigada pelos elogios em geral! Não só desse post, mas também em todos os outros que minhas mãozinhas participaram e que vocês sempre falam tão bem. rs. As obras da Lygia Clark me encantam desde criança. Justamente por não ser passiva, e sim interativa. Por esse motivo acho que depois da minha mãe a Lygia foi a minha primeira "lembrança artística", já que desde criança minha mãe sempre me levou a exposições. Afinal, as referências de uma mãe artista plástica é sempre um luxo! Um beijão pra todas as leitoras [e pra autora tb!!!]
  • Ahh! A senhorita finalmente apareceu e deu ar da graça, rs. Mamuska agradece :) :*
  • Ana, a Gêmea Má
    Mônica, AMEI o post!!!!!! E ainda tem foto da espaçonave de Nikite! rs beijooo
  • Mônica, tudo bem? Obrighada pelo carinho e tem uma surpresa no Like a Make para você. beijos
  • não conhecia o trabalho dela e amei... e que fotos aquelas do RIO... tão lindo o lugar, qero mt conhecer. to add vcs *:
  • Ana ídola por aqui :) Cidade linda. né ... ai ai rs Eu que adorei sua visita! Beijosss
  • Mari! Adorei a surpresa! Eu que agradeço :) Beijão
  • Mey, é a melhor cidade do Brasil, rs. Venha conhecer Nikity mesmo, as melhores prais do RJ são as daqui. Bjsss
  • Que linndooo *.*
  • Linda postagem, texto muito bem escrito, gostei mesmo. E o esmalte, vi ontem, o única camada realmente funciona, não é? Experimentei outro, acho que vou experimentar esse também! Beijo!
  • adorooooooo:)) muito bom mesmooooooo!!!bjokas garotas continuem usando...
  • celia
    gostava de comprar vernizes colorama

Leave a comment