Unhas Fracas e Quebradiças _ Gotas das Leitoras

04.02.2010 | Categorias | 9ml, Alérgicas, Cuidados, Gotas das Leitoras, Mãos, Tratamento

A Eda Puertas é uma leitora queridíssima que sabe tudo sobre cuidados da pele e saúde. Além de amante do universo da beleza, a Eda é dermatologista, olha que maravilha. Ela nos mandou uma resenha ótima sobre fatores que influenciam a saúde das nossas unhas. Se você tem problemas de unhas fracas, se liga nas dicas.

the_hand

Essa é uma queixa muito comum no consultório.  Ao avaliar  as unhas, sempre começo perguntando sobre hábitos de vida e consumo, como: frequência e uso de esmaltes, histórico de alergias e doenças crônicas, serviços de casa com ou sem proteção de luvas, consumo de carne vermelha, exames recentes (menos de 2 meses) e uso de medicação. Comento, a seguir, como esses fatores influenciam a saúde das unhas.

Uso de Esmaltes _  Não há problema algum em pintar as unhas. Ao contrário, salvo em casos especiais, é até melhor manter as unhas pintadas, pois o esmalte fornece alguma proteção contra o sol e agressões químicas, como o contato direto com detergentes, sabões em pó e outros produtos de limpeza. Acho que todas nós já ouvimos as manicures dizerem que “para deixar as unhas fortes, é bom pintar de vermelho”. Não há, até o momento, comprovação científica para tal afirmação mas, na prática, funciona mesmo. Portanto, aposentem o Renda e se joguem no vermelho! Mas, por favor, usem removedor sem acetona.

Histórico de Alergias _  Se uma pessoa é portadora de algum tipo de alergia ( poeira, mofo, medicamentos, insetos, etc), há grande chance de desenvolver alergia a produtos de limpeza, metais e, até mesmo, a esmalte de unha. Infelizmente, não há como prever ou evitar. Tudo vai depender da genética da pessoa. O fato de pintar as unhas mais de uma vez por semana usando esmalte comum (não hipoalergênico), não vai acelerar o desenvolvimento de sensibilidade ao mesmo.

Doenças Crônicas _ Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes são causas frequentes de unhas fracas que descamam.


Serviços Domésticos _  Difícil fugir deles, então, há que enfrentá-los bem protegida. Use Luvas! Acredite, é só uma questão de hábito. Não há como ter unhas fortes e saudáveis, cutículas hidratadas e mãos  sedosas, quando se lida diariamente com essas pragas.


Consumo de Carne Vermelha _ Tem a ver com um metal importantíssimo no metabolismo de cabelos e unhas: o zinco. A principal fonte de zinco em nossa alimentação é a carne vermelha. Quando o nível de zinco está baixo, as unhas descamam e enfraquecem e também pode haver queda de cabelo. Em situações de vida acompanhadas de muito stress emocional, há um consumo maior de zinco no organismo. Assim, depois que o dermatologista afastar outras causas, talvez haja necessidade da suplementação desse metal.

Uso de Medicação _ Alguns quimioterápicos e anti-inflamatórios podem alterar o aspecto das unhas.

Eda Puertas

___________________________________________________________________

A Eda escreve o utilíssimo blog Resenhas de Beauté com super dicas de beleza, saúde e dermocosmeticos. Está com dúvidas sobre pele, verão, filtros solares? Ela fez posts ótimos sobre o assunto.

E você? Descobriu algum produto novo para cuidados das unhas mãos e pés? Faça uma resenha e compartilhe conosco no Gotas das Leitoras.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários (65)

  1. Fernanda disse:

    Que máximo, meninas! Muito obrigada, Eda! Você é muito querida. Agora esse negócio das luvas é terrível! Tinha uma amiga que quando ia cortar alho e cebola usava aquelas luvas hospitalares, sabe? Tenho vontade de usar para lavar louça, mas acho que deve ser super escorregadia. Ainda não consegui me adaptar à luva própria pra isso. Beijocas.

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Fernanda,
    Como tudo na vida, é só questão de hábito. Vc acredita que, se eu lavar alguma coisa sem luvas, aí mesmo é que escorrega e eu quebro tudo. Os produtos de limpeza estão cada vez mais eficientes e agressivos. Não há mão que aguente!
    Bjs e obrigada.

    [Resposta]

    Cleida Reply:

    . @Fernanda, Oi Fernanda,
    Uma dica que eu certo para mim.Uso luvas em todo o trabalho que envolve :detergente ,sabão em pó e todos os tipos de águas sanitárias , até tenho alergia, por isso uso luvas especiais antialérgica importada.
    Não tomo coca cola e café preto.
    Espero ter ajudado ,tente e depois diga algo.
    boa sorte

    [Resposta]

  2. GrasiGrasi disse:

    Adorei! Post super explicativo e esclarecedor!
    Adorei saber que posso trocar de esmalte duas vezes por semana sem medo de desenvolver alergia! hauhauhaua
    =D

    =*

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Grasi,
    Pois é, tá vendo? Sabia que vcs iam gostar…
    Bjs e obrigada

    [Resposta]

  3. Jana disse:

    Ótimo post! Minhas unhas estão muito fracas e ainda não descobri porque!

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Jana,
    Talvez tenha que investigar melhor outras causas. Procurei citar as mais comuns e fáceis de corrigir, mas existem outras.
    Bjs

    [Resposta]

  4. Loise Goebel disse:

    Adorei!
    Não sofro do mal de unhas fracas… So de vez em quando descamam, mas sei que é pq relaxo na alimentação… Mas achei ótimo, pq vou indicar para várias amigas minhas que vivem reclamando de unhas fracas e quebradiças!
    ;***

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Loise,
    Adoro suas unhas e seus posts, que as suas unhas sejam fortes para sempre!
    Bjs

    [Resposta]

  5. Fernanda disse:

    Gente, eu não consigo usar removedor sem acetona, me tinha do sério, rs.
    Mas eu como muita carne e não faço serviços domésticos, haha. Minhas unhas são fortinhas ^^

    Adorei o post.

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Obrigada Fernanda,
    Que sortuda vc é por não ter que encarar a baixaria doméstica. Ela é que me tira do sério.
    Bjs

    [Resposta]

  6. Pâmela disse:

    Nossa, vão rir da minha cara – eu nunca ouvi falar em removedor sem acetona :$$$$ noovidade isso pra mim – bom, ja está na lista das minhas proximas compras para saber como ele funciona :D beeeijos

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Pâmela,
    Há vários para escolher. Meu favorito é o da Avon, mas sei que não é uma unanimidade. ´
    Bjs

    [Resposta]

  7. Juliana disse:

    Só lavo louça de luvas. Agora me dá gastura ir pra pia da cozinha sem minhas amarelinhas queridas. É questão de hábito mesmo, no início é muito estranho, depois você se acostuma e tira de letra!

    Beijinhos!

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Isso, Juliana! Nossas mãos e unhas são preciosas, e é, sim, só uma questão de hábito.
    Parabéns pelos bons hábitos.
    Bjs

    [Resposta]

    Rodrigo Reply:

    @Juliana, Bom que não sou o único a pensar assim… tens razão, no início é estranho, mas depois que a gente desenvolve o hábito de lavar loiça sempre de luvas, estranhará ainda mais quando não usá-las. A maneira como a gente vê essas tarefas muda com um simples detalhe. Conheço gente que não lava uma taça sem luvas. Não acho exagero, vaidade e higiene nunca é demais!

    [Resposta]

  8. Eda disse:

    Desculpem ter demorado a responder os comentários, hoje cheguei tarde em casa.
    Bjs em todas e obrigada pelo carinho.

    [Resposta]

    Mônica A. Reply:

    @Eda, nós é que agradecemos pelas dicas preciosas! :)

    Te emandei e-mail !

    Beijos!

    [Resposta]

  9. Nathassia disse:

    super util!
    e ainda tem gente que me fala: claro que sua unha quebra, vive trocando o esmalte e nem deixa a unha respirar!
    já posso falar que não tem nada a ver com força e conficção ashuahusuasa
    ;*

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Nathassia,
    Unha respira junto com o resto do corpo. É só não esquecer de hidratá-las antes de trocar o esmalte.
    Bjs

    [Resposta]

  10. SIMONE disse:

    Oi, eu sempre uso aquelas luvas de plastico p/ lavar louça e antes de coloca-las eu posso hidratante então eu as protejo e o efeito do hidratante fica potêncializado, e ñ escorrega.
    bjs Simone

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Simone,
    Gostei da ideia. Vou experimentar.
    Bjs

    [Resposta]

  11. Sandra disse:

    Adorei a postagem.
    De fato, usar removedor de esmaltes sem acetona faz uma enorme diferença, minhas unhas estão sem quebrar há 2 semanas, tempo que faz que troquei a acetona pelo removedor da Impala.
    Agora… com o calor que tem feito dá pavor de pensar em limpar a casa e lavar a louça com as luvas de borracha… vou tentar ser mais disciplinada!

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Sandra,
    Faz muita diferença, sim. A solução com acetona resseca demais a unha. Vc tem razão quanto ao calor. As mãos suam dentro da luva, mas eu já acostumei.
    Obrigada pelo elogio.
    Bjs

    [Resposta]

  12. Raque disse:

    ótimas dicas, vou adotar essa do removedor
    :)

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Obrigada, Raque
    Adote sim, vc logo vê a diferença.
    Bjs

    [Resposta]

  13. ADORO ler textos de quem sabe realmente o que está dizendo! Adorei Eda, muito bom saber por uma dermato o que é bom ou ruim para o cuidado das nossas amadas unhas!!
    Ah, só pra ajudar quem não curte muito carne vermelha, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs), também são muito ricas em zinco!
    Beijos

    [Resposta]

    Eda Reply:

    Oi Camila,
    É verdade, havia esquecido das oleaginosas. Obrigada.
    Bjs

    [Resposta]

  14. Joara Araujo disse:

    Conheci o blog faz pouco tempo, e to viciada.. ;)
    Sou de Floripa, somos vizinhas, haha Roi unhas há ANOS e por causa desse blog e de todos outros que leio, finalmente, to PARANDO DE ROER.. Isso pra mim é uma felicidade, porque sempre foi meu sonho :D
    Beijinhos e PARABÉNS pelo blog!

    [Resposta]

  15. Nath disse:

    Oi! Meu nome é Nathalia, tenho 13 anos, mas sou v-i-c-i-a-d-a em esmaltes, principalmente os flúors. Adoro demais esse blog *-* conheci a pouco tempo e já virei fã de carteirinha. continuem assim!

    [Resposta]

  16. May disse:

    Adorei as dicas! Vou ficar mais de olho na qtdd de zinco que ingiro!

    Minhas unhas sempre foram bem fraquinhas. Tive anemia, mas mesmo qdo me curei, não percebi muita melhora nas unhas (na queda de cabelos, sim). Agora uso uma base que tem cálcio, e parece q elas estáo dando uma fortalecidinha.

    =**

    [Resposta]

  17. Larissa disse:

    Que legal! Adorei o Post!
    Eu tenho alergia de poeira..
    ai deus… tomara que eu NUNCA fique com alergia de esmaltes :S.
    Minha mãe disse que minhas unhas são lindas pq eu não faço nada em casa kkkkk

    Beijos

    [Resposta]

  18. Dina_Nina disse:

    Minhas unhas nunca foram fracas, mas tbm não fortes o suficiente.
    Sempre que chegavam a um determinado tamanho ela lascava na base.
    Depois que descobri o mundo esmaltistico, e a ideia as meninas de nõ retirar as cutiulas e usar o bepantol, percebi que minhas unhas estão fortes como eu queria, do tamanha que elas estão hoje com certeza ja teria lascado, mas creio que o D’pantenol (bepantol) tenha ajudado e muito nisso, e tbm lógico as cuticulas que não retiro mais.
    Este post da Eda é maravilhoso, vou indicar p varias amigas que te a unha fraca.

    [Resposta]

  19. Naiara disse:

    Adorei as dicas, só uma duvida. esse removedor de esmalte sem acetona, qual o nome dele ?

    Se puder reponda no meu e-mail. OBRIGADA!!!!

    [Resposta]

    amanda Reply:

    @Naiara, esperimenta o removedor inpala minha mae usa esse

    [Resposta]

  20. mariana disse:

    auchh, minhas unhas nunca ficam longas pq sempre quebram! acho que é pq nao como nenhum tipo de carnee. será?

    [Resposta]

  21. Debora disse:

    Ai que ótimooo
    Descobri ontem que tenho hipotireoidismo, deve ser bem por isso mesmo xD
    Tava me preocupando já kkkk
    Outra coisa que descama a unha é tirar o esmalte sem ser com acetona, ou seja, puxando e arrancando mesmo kkkkkkkkkkkkkkk

    Mas assim, uma coisa que aliviava um pouco a descamção da unha,amasso um dente de alho e coloco dentro de uma base(pra não feder, coloco um cravo tbm)Funciona sabia??!!
    Apesar de parecer, não é mandinga!!
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Ah, o cheiro é um pouco fortinho, mas é só até passar o esmalte, depois que passa o cheiro some

    [Resposta]

  22. gisele disse:

    eu queria saber o que eu posso usa pra endureçer a unha a minha unha ela e muito fraca quebra a toa e eu tenho o abito de roe as unhas mais quando eu quero deicha ela cresçer eu deicho mais toda a hora eu vou com ela na boca mais não roo ela mais ela quebra dos lados que não da nem pra lixa eu queria saber o que eu posso usa

    [Resposta]

    Paula Caldas Reply:

    @gisele, Pede pra sua mãe te levar a um dermatologista e conta isso tudo. Ele vai te receitar uma base específica pro seu caso, feita em farmácia de manipulação.
    Minha vizinha tem 14 anos e está parando de roer as unhas e ela tem feito o seguinte: Como roer unhas é um hábito de ansiedade, ela mantém as unhas SEMPRE com esmalte, quando fica ansiosa, tira os esmaltes com os dentes e não rói mais as unhas. Claro que a unha fica fraca, porque a própria saliva contribui pra enfraquecê-la, mas usando uma base específica, com formol (se não for alérgica), você vai ver suas unhas crescerem e ficarem bonitas, e com isso ficará com pena de roe-las.
    Bjks e espero ter ajudado

    [Resposta]

  23. Bruna disse:

    Gente, fiquei muito feliz ao ler essas dicas.
    Nunca consigo deixar minhas unhas crescerem, pois quando elas chegam a um certo tamanho sempre começam a descamar, aí ficam fracas e voltam a ficar curtinhas.
    E olha que eu sempre uso uma base pró-crescimento da colorama com ginseng e chá verde. Mas como eu quase não como carne, descobri qual é o problema!
    Valeu Eda.
    Adorei este site meninas!!!

    [Resposta]

  24. leila disse:

    Adorei o post, minhas unhas de uusn tempos para cá estão descamando…comecei a tomar um muitivitamínico está um pouco melhor…
    Mas, eu sei que o meu maior problema é estresse…lutar contra isso é difícil…
    Bjs! Obrigada Eda.

    [Resposta]

  25. Cleida disse:

    Drª Eda ,obrigada por partilhar excelentes dicas como cuidar de nossas mãos e unhas. Uso luvas especiais importadas antialérgica em todos os trabalhos que envolve produtos químicos .Exclui o café preto e coca cola, não sei se tem a ver,talvez por diinuir o stresss hehehe. Abraços

    [Resposta]

  26. Cleida disse:

    Drª Eda , por favor responda: acredita que tem gente que coloca 02 gotas de superbonder no esmalte ,para endurecer as unhas e o esmalte durar mais.
    É correto ou prejudicial ?
    Obrigada, abraços

    [Resposta]

  27. daniela disse:

    oi tudo bem,estou com um problema sou manicure, e minha cliente me perguntou sobre a cuticula que começou a quebrar quando ela começa a crescer eu nao soube responder disse que eu iria pesquisar e responderia depois e nao sei o respondo vc pode me ajudar???????????obrigado. suas dicas sao otimas…beijos

    [Resposta]

    amanda Reply:

    @daniela, ola daniela esperimenta colar um dente de alho amassado dentro da base talvez resolva a manicure da minha mae usa e resolveu nas unhas da minha mae bjs fui

    [Resposta]

  28. renata disse:

    oi tudo bem,desde adolecente nunca conssegui deixar minhas umnhas grandes,pis elas escamam e quebram logo em seguida, deixo elas curtas nas mesmo assim elas escamam.voce pode mim da uma dica? mim endicaram uma base chamada dermanail eum suplemento chamado pantogar ,sera que sao bons …..

    [Resposta]

  29. Jéssica Cristina dos Santos disse:

    Olá!Gostaria de saber se a algum tipo de esmalte que fortaleça mais as unhas.

    [Resposta]

    amanda Reply:

    @Jéssica Cristina dos Santos, ola gessica bom esperimenta a quela base da risque minha mae usa e as unhas dela esta linda bjss

    [Resposta]

  30. amanda disse:

    bom preciso de ajuda e q eu tenho alergia a esmalte e n sei o q fazer pra manter minhas unhas bonitas bo estou a quase um ano praticamente sem pintar unhas somente tirando a cuticula por causa disso existe algum esmalte antialergico e barato pelo amor de deus me ajudem bjss meninas amei este esmalete da foto onde posso encontrar vou dar pra miinha amiga um desse agora sim fuime

    [Resposta]

  31. isabel disse:

    ja usei varias coisas para minhas pararem de quembra ma nada adiantou ja usei bases com formo,queratina,casco de cavalo nada adianta nao tenho poblema ne um de saude nao tem um remedio ou algum esmalte proprio para usar na uhas

    [Resposta]

  32. Claudia disse:

    Estou usando as luvas hospitar sao otimas e bem melhor ,mas assim mesmo continuam fracas

    [Resposta]

  33. Regina Gamarra disse:

    minhas unhas estão escamando demais chegam ficar doendo e parecem um pedaço de papel.Socorro, preciso de ajuda.bjs

    [Resposta]

  34. marli disse:

    minhas unhas sao fracas e quebradiças me sinto horrivel sem poder mostrar as maos trabalho no comercio e me sinto muito mal com minhas unhas assim o q devo fazer

    [Resposta]

    marli Reply:

    @marli,

    [Resposta]

  35. ola boa noite olha pode me ajudar com algumas dicas minhas unhas esta muito fracas estar quebrando de mais ja nao sei o que fazer mais obrigada e ate mais

    [Resposta]

  36. Joyce disse:

    Olá meninas! Eu tive uma irritação na palpebra então fui procurar saber e vi que a alergia aos esmaltes para unha se manifesta nas palpebras, no pescoço e raramente em volta das cuticulas… engraçado né… então se um dia alguém tiver alguma irritação na palpebra, não necessariamente é alergia a maquiagem…

    [Resposta]

  37. Marvin disse:

    Que post MARA!

    Pena eu não ter visto antes.

    Adorei!

    [Resposta]

  38. Yamila Cristina disse:

    Ooi…
    Nossa, estou desesperada, minhas unhas estão se acabando cada vez mais.
    Elas estão descamadas, chegam na carne e as pontas dos dedos ficam até doloridas.
    Antes achava que era por não fazer sempre, passei a cuidá-las estéticamente, mas permanecm fracas.
    Já usei fortalecedores, casco de cavelo, vários tipo. NÃO RESOLVERAM.
    Estou até perdendo as Esperanças de que elas serão Lindas um dia.
    Já deixei crescer, e ficaram lindas, mas era Eu tomar banho e elas pareciam papel, dobravam com muita facilidae.
    A verdade também é que Eu sempre roí, parei agora, mas mesmo assim, dificilmente crescem, quando crescem ficam fraquíssimas e agora estão descamando-se.
    Foi aí que percebi que já é um caso mais sério.
    Não sei mais o que fazer.
    Gostaria que me auxiliasse… Pois não tenho conhecimento do que tomar para fortalecer.
    Enfim, algo para ajudar a fortificar.

    [Resposta]

  39. beti disse:

    Ola estou usando azeite de oliva com cinco gotas de limão todas as noites antes de dormir passo nas unhas e coloco uma luva para dormir.Estou amando o resultado em apenas uma semana minhas unhas ficaram outras.Espero ter ajudado,um abraço a todas BETI

    [Resposta]

  40. Cleide disse:

    Parabéns este blog é realmente muito bom. Ah e parabéns por ser assim, atenciosa com seus visitantes. Eda vc é realmente um anjinho de Deus na internet, pois usa seu conhecimento para ajudar pessoas q não sabem como agir nestas situações. Pode ser simples, mas é uma situação.Parabéns novamente, vc merece!Beijos á você…

    [Resposta]

  41. cida maria disse:

    para unhas fracas eu tinha grasas a deus curei a anemia comer açai .tomar calcio. a alimentaçao. usar alho na base e muito bom tem q cuidar de dentro para fora boa sorte colegas eu moro em volta redonda

    [Resposta]

  42. cida maria disse:

    eu descobri q estava anemica pq comia muito gelo tambem muito arroz cru. ai com o tempo comecei asentir as unhas ficarem escamosas . falei com uma colega ela me disse e problema d saude tem q fazer exame d sangue nao existe outro caminho dpois q cuidar por dentro ai sim vamos cuidar por fora bjs. sobre o arroz cru eu tinha um verme q chama ameba tratei graças a deus

    [Resposta]

  43. Elana disse:

    Adorei o post, quem sabe, sabe
    Minhas unhas estavam sempre acabadas e acabando comigo.
    Por informação de uma amiga comprei no site da Chic Mix o Tratamento para unhas fracas da La Beauté.
    Usei por algumas semanas e fiquei maravilhada, o produto é barbaro vale a pena experimentar.

    Um abraço

    Elana

    [Resposta]

  44. LENA FONSECA disse:

    boa tarde

    descobrir algum meses que tenho alergia pelos esmalte comum começei a usar o hipoalergênico minhas unhas estão quebrando direto o que faço a minha alimentação é saldavél.

    [Resposta]

O que você acha? Comente!

Para que sua foto também apareça nos comentários, crie um gravatar! Evite colocar links nos comentários, assim ele não será confundido pelo filtro como um spam. Coloque seu link no espaço reservado a ele.